HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda-Quinta 9h-21h

Sexta 9h-20h

​Sábado-Domingo FECHADO

ENDEREÇO

Rua General Osório, 287 - Santa Paula, São Caetano do Sul - SP, 09541-320
(11) 4226-3874

© 2015 São Caetano Tem

  • Facebook Basic Black
  • Instagram ECA

 Sobre  

 Tânia Bertassoli 
Sobre a Fundadora

 

A história do Espaço Cultural de Artes começa em 1997, em uma pequena casa na Avenida Brasil, no Parque das Nações, em Santo André, com o sonho comum das irmãs Tânia e Denise Bertassoli de ensinarem música para as crianças. Longe dos parâmetros das aulas particulares de piano que tiveram na infância, elas queriam ir além, e foram. O objetivo era oferecer aos pequenos a oportunidade de vivenciarem diversas situações musicais, com vários instrumentos em um só lugar. “Inicialmente tínhamos um piano, um teclado e um violão, o que para o começo já era muita coisa!”, conta Tânia.

O sucesso foi tanto que em pouco tempo o famoso ‘boba a boca’ tomou conta dos arredores, e a pequena casa da Avenida Brasil estava tomada pelos pequenos estudantes de música.

A essa altura, Tânia Bertassoli já era Regente de Coral em outras instituições e trabalhava em uma renomada escola, em São Paulo, além de um coral para terceira idade. Foi a partir daí que deu-se início aos grupos de corais no Espaço Cultural de Artes e a escola passou a oferecer aulas de outros instrumentos e componentes.

Sempre em busca do melhor, Tânia e Denise buscaram referências. Na época, Josette Feres, fundadora da Escola de Música de Jundiaí, foi fonte inspiradora para a especialização das irmãs Bertassoli em educação musical infantil. Assim passaram a utilizar instrumentos e brinquedos nas aulas, criando uma atmosfera lúdica e inovadora. Os bebês e crianças integraram os grupos de pré-iniciação e iniciação, de acordo com cada faixa etária.

E foi assim, buscando sempre suprir as demandas que surgiam ao longo do tempo, que pianos, teclados e violões passaram a dividir o espaço com baterias, guitarras, baixo, flauta transversal, violas, violino, violoncelo e canto.

Gravações de CDs, dez anos de participações no Gran Finale (maior festival de corais infantis do Brasil) e musical com Toquinho são alguns destaques dessa trajetória. Outro grande orgulho é ver alunos se tornarem professores de música, músicos se tornarem artistas e crianças e adolescentes fazerem em grandes amigos aqui dentro. Somos todos unidos pela paixão pela música.

O Espaço Cultural de Artes comemorou seus 20 anos de história em 2017, e tem sua sede em São Caetano do Sul desde 2001.